Pular para o conteúdo principal

O que é o amor?

AMOR
ô/
substantivo masculino
  1. 1.
    forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.
  2. 2.
    atração baseada no desejo sexual.


Imagem relacionada



Amar é relativo. Ninguém pode julgar se a pessoa ama ou não ama um outro alguém, só quem sente pode dizer, mas nem sempre as pessoas conseguem definir o que é AMOR e o que é PAIXÃO. 

Amor é um sentimento duradouro. Sentimento puro de quem quer o bem e a felicidade da outra se tiver ou não com você. É batalhar para ver o sorriso no rosto da outra pessoa e se derreter quando ele/a disser "Eu te amo" pela milionésima vez. Amor é aquele sentimento que a gente não consegue definir no começo. É quando você aceita os defeitos do seu companheiro, aquelas manias chatas (tipo roer as unhas). É quando você quer estar junto todos os instantes. É quando você sente saudades 5 minutos depois de ter se despedido. É sonhar com o casamento, com os filhos, com o cachorro, com a cor do assoalho da sala de visitas e com a cor da parede do quarto. Amor é puro. É recíproco.

Paixão é aquele sentimento de momento, mais conhecido como "fogo de palha". Você olha pra pessoa, se atrai, vão se conhecendo mas não tem aquela ligação, aquela sintonia gostosa. Vocês ficam ali, conversando, se beijam, mas vê que não se encaixa 100%. Ou as vezes até dá certo algum tempo, depois se esvai. E o sentimento que existia? Pois é, EXISTIA, pretérito imperfeito do indicativo. Não EXISTE mais. Se tornou passado. 

E tem umas coisas que eu não consigo entender: 

Como uma pessoa diz que ama, faz algumas "provas" de amor (e cá entre nós, eu acho que quando se ama de verdade, não precisa de provas, mas ok), e depois humilha a outra pessoa. Difama, trata mal e intimida. Isso é amor? NÃO GENTE, ISSO NÃO É AMOR! A partir do momento que a pessoa te desrespeita, te humilha e te difama diante a sua vizinha ELE/A NÃO TE AMA! 

Resultado de imagem para coração partido

Ok, vocês podem ter tido momentos felizes juntos. Mas não adianta querer sustentar um relacionamento com coisas boas que aconteceram. E se for colocado na ponta do lápis, em 100%, 5% foram os momentos felizes, os outros 95% foram os momentos que a pessoa fez você se sentir pra baixo e é nesse momento que você identifica o relacionamento abusivo. A partir do momento que a pessoa tira o seu ânimo e te deixa com baixa estima ela NÃO GOSTA DE VOCÊ. Na verdade, não gosta nem dela própria. Qual o sentido de ferir uma outra pessoa para se sentir bem? Cadê a empatia e o amor pelo próximo?

Em um relacionamento tem que existir o COMPANHEIRISMO e a CUMPLICIDADE. De nada adianta você estar com uma pessoa e levar o relacionamento sozinha. Amar pelos dois, respeitar pelos dois, ter todo cuidado pelos dois. NÃO! Tudo tem que existir naturalmente, sem artificialidades, de ambas as partes. 

Eu costumo falar que relacionamento é como aquelas bicicletas duplas. Se um deixa de pedalar, o outro não consegue carregar sozinho. E namoro, noivado, casamento, seja qual for o status, os dois precisam sentir, é necessário ter equidade para um bom andamento no relacionamento.

E como não podia faltar: O AMOR PRÓPRIO. 

Resultado de imagem para dose de amor proprio

Acho que vou até escrever este parágrafo com a tecla CapsLock ativada, porque as pessoas não entendem que:
O SER HUMANO É FALHO E ESTÁ SUJEITO AO ERRO, MAS PARA QUE VOCÊ AME UM OUTRO ALGUÉM, É NECESSÁRIO SE AMAR EM PRIMEIRO LUGAR. De nada adianta você se colocar em último plano e colocar o seu cônjuge em primeiro lugar no pódio das suas prioridades. No post anterior acho que falei isso, mas vou repetir:  NO PÓDIO DAS SUAS PRIORIDADES O PRIMEIRO LUGAR É SEU. O SEGUNDO, SEU TAMBÉM. AH, E O TERCEIRO? SEU TAMBÉM. Gostar das pessoas tudo bem, mas se coloque sempre em primeiro lugar. 

Não permita ser um "fantoche" na mão de alguém. A Lei te assegura a liberdade, então pra que encanar e ficar presa com alguém que não te acrescenta? Se ame em primeiro lugar. Toma uma dose de amor próprio e vai ser feliz! 

É aquele ditado: quem não te acrescenta, não te faz falta. 

Seja você mesmo o grande amor da sua vida!

Resultado de imagem para dose de amor proprio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser grato muda tudo!

Oi amores, tudo bem com vocês? Eu andei meio sumidinha aqui do blog e hoje eu vou fazer um post sobre Gratidão.  Há umas duas semanas atrás estava indo à Barueri com a minha diretora e estávamos conversando sobre meditação, sobre energias positivas, ansiedade, depressão e toda essa coisa. E eu comentei que fazia meditação antes de dormir algumas vezes e que aquilo me ajudava muito, e ela comentou que nas terapias que ela fazia semanalmente, o terapeuta sugeriu que ela montasse um caderninho de gratidão onde registraria todos os momentos no dia ou na semana na qual fosse grata. E disse que era bom para controlar a ansiedade e qualquer crise depressiva que existisse.  Com essa conversa, passei a pensar: "porque eu não faço o meu caderninho da Gratidão?". Então, na quarta-feira passada resolvi montar o meu caderninho da gratidão. Gente, pode parecer besteira, que estamos voltando naquela fase de pré-adolescente de ter diário (coisa de anos e anos atrás, que os p

Quando a gente ama, a gente cuida.

Tentei evitar o amor durante alguns meses. Eu nunca tinha sentido aquilo, não sabia discernir o que era. Sentia frio na barriga, um medo, tensão, nervosismo, e pensava que estava ficando paranóica. As pessoas insistiam em falar que eu estava amando, mas eu ria. Onde que uma pessoa desapegada que não acreditava em amor, nem em nada ia se apaixonar por alguém? Quanta ironia. Logo eu, apaixonada. É, fui mais uma vítima do amor, como diz a Isabela Freitas "o amor vem para os distraídos" e dessa vez quem se distraiu fui eu. No começo era esquisito, tentei impedir de todas as formas, mas não consegui. Era uma força maior que eu. Claro que eu acreditava que ia ser apenas nos primeiros meses e depois tudo isso ia se esvair e eu ia me libertar desse sentimento que eu não sabia administrar, só que mais uma vez, MISSION FAILED. Passaram-se oito meses e eu ainda sentia o frio na barriga quando ele, meu namorado, chegava em casa. Eu não conseguia conter o sorriso de felicidade. Era